EDUCAÇÃO PÚBLICA

Um exercício cotidiano dos Direitos Humanos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36704/sdhe.v5i2.7110

Palavras-chave:

Educação Profissional, Direitos Humanos, Questão Social, Estágio

Resumo

O presente trabalho tem como escopo fazer uma reflexão sobre a Educação Pública e a sua relação com os direitos humanos. Esta reflexão se dará, primeiramente, por meio da discussão sobre a questão social, para adentrar na contextualização sobre a educação no Brasil e o papel do Instituto Federal de Brasília (IFB), enquanto instituição pública que oferta formação técnica e profissionalizante. A importância do acesso aos Direitos Humanos e da Cidadania é um assunto sempre em pauta nas discussões relativas à inclusão social, principalmente no âmbito da educação, com o objetivo de reduzir as desigualdades, promover a diversidade cultural e ampliar o acesso educacional àqueles que foram excluídos desse processo. O documento em questão é resultado de uma pesquisa bibliográfica. As análises aqui desenvolvidas levam à conclusão de que a cultura de direitos humanos é uma construção no cotidiano escolar, que visa o exercício da solidariedade e do respeito às diversidades.

 

Biografia do Autor

Sady Sidney Fauth Junior, Associação Latino-americana de Ciência Política – ALACIP

Consultor IC (PNUD Brasil), mestrando em Direitos Humanos na Universidad Nacional de Lanús (UNLa), especialista em Democracia Participativa, República e Movimentos Sociais
pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), especialista em Gestão Pública pela Universidade Estadual
de Goiás (UEG) e MBA em Gestão de Pessoas pela Faculdades Integradas Anglo-Americano (FIAA).

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Publicado

2022-12-22

Como Citar

Fauth Junior, S. S. (2022). EDUCAÇÃO PÚBLICA: Um exercício cotidiano dos Direitos Humanos. SCIAS. Direitos Humanos E Educação, 5(2), 45–59. https://doi.org/10.36704/sdhe.v5i2.7110