A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA COMO UM DOS ALICERCES PARA A GARANTIA DOS DIREITOS HUMANOS

um resgate histórico nessa relação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36704/sdhe.v5i2.7113

Palavras-chave:

Educação Profissional, Direitos Humanos, Sociedade, Cidadania, Desenvolvimento

Resumo

A Educação Profissional e Tecnológica - EPT, desde a sua raiz histórica até os tempos atuais, apresenta uma vinculação determinante com os direitos humanos, vislumbrando interferências diretas e impactantes no desenvolvimento da sociedade. Pretende-se, assim, por meio do presente trabalho, apresentar os resultados preliminares do levantamento bibliográfico fruto de uma revisão crítica e com norteamento evolutivo legislativo na área da EPT em consonância com os direitos humanos e com a aplicação de políticas públicas pontuais, bem como os seus significados em termos de valoração social, combate à exclusão social e igualdade social. São apresentadas possibilidades de avanços na geração de cidadania plena e dignidade, processo de ressocialização e potencialidades para a transformação social. O presente trabalho pode contribuir significativamente para a área de ensino, potencializando processos reflexivos e norteadores de gestores, dirigentes educacionais, professores e estudantes. Ressalta-se ainda o impacto positivo na aplicação e otimização de políticas públicas nas áreas relacionadas.

Biografia do Autor

Márcia Valéria Paixão, Instituto Federal do Paraná

Pós doutora em Antropologia Cultural. Doutora em Administração. Mestrado em Administração. Graduação em Letras Português-Inglês, Pedagogia, Administração de Empresas.  Professora do IFPR nas áreas de Inovação e Empreendedorismo e Aprendizagem baseada em práticas. Bolsista CNPQ no Programa Professores para o Futuro (MEC/SETEC- TAMK Finlândia). Coordenadora Adjunta e professora do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica – ProfEPT.

Ruth Mari Moreira, Instituto Federal do Paraná

Licenciada e Bacharel em Geografia. Pós-graduada em Educação Ambiental. Mestranda no Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT. Professora do Governo do Estado do Paraná.

Welington dos Santos Frandji, Instituto Federal do Paraná

Administrador, Professor, Coordenador, Palestrante e Vereador. Mestrando em Educação Profissional. Pós-graduado em Direitos Humanos, Gestão de Pessoas, Psicopedagogia, Espiritualidade, Gestão de Eventos, Aconselhamento e Orientação Espiritual. Graduado em Administração, Comércio Exterior, Matemática e Pedagogia. Autor de diversas leis e projetos na área de direitos humanos, assistência social e educação.

Referências

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil, 1988.

BRASIL. Comitê Nacional de Educação em Direitos Humanos. Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos. Brasília: Secretaria Especial dos Direitos Humanos; Ministério da Educação; Ministério da Justiça; Unesco, 2013.

BRASIL. Documento Base. PROEJA. Disponível em:

<http://portal.mec.gov.br/setec/arquivos/pdf2/proeja_medio.pdf>. Acesso em 21 de setembro 2022.

BRASIL. IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Disponível em:

<http://www.ibge.org.br>. Acesso em: 17 de setembro de 2022.

BRASIL. INEP - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Mapa do Analfabetismo no Brasil. Disponível em:

<https://www.gov.br/inep/pt-br/centrais-de-conteudo/acervo-linha-editorial/publicacoes-institucionais/estatisticas-e-indicadores-educacionais/mapa-do-analfabetismo-no-brasil>. Acesso em: 14 de outubro de 2022.

BRASIL. LEI Nº. 5.692, de 11 de agosto de 1971. Fixa as Diretrizes e Bases da Educação Nacional.

BRASIL. LEI Nº. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Parecer CNE/CEB nº 16/99, aprovado em 05 de outubro de 1999. Assunto: Diretrizes curriculares nacionais para a Educação Profissional de Nível Técnico. Disponível em: http://www.mec.gov.br/ semtec/educprof/Legislatecnico.shtm. Acesso em: 01/10/2022.

BRASIL, Ministério da Educação (1997). Parâmetros curriculares nacionais. Brasília, MEC.

BRASIL. Ministério da Educação. Educação Profissional e Tecnológica EPT. Brasília: MEC, 1997. http://portal.mec.gov.br/educacao-profissional-e-tecnologica-ept#:~:text=A%20educa%C3%A7%C3%A3o%20profissional%20e%20tecnol%C3%B3gica,e%20na%20vida%20em%20sociedade> Acesso em 10 out. 2022

BRASIL, Ministério da Educação. Educação profissional: Referenciais Curriculares Nacionais da Educação Profissional de nível técnico. Brasília, MEC, 2000.

BRASIL, Ministério da Educação. PRONATEC. Disponível em: <http://pronatec.mec.gov.br>. Acesso em 08/10/2022.

BRASIL. Parecer CNE nº. 16/1999. Institui as diretrizes curriculares nacionais para a educação profissional de nível técnico. Documenta (456) Brasília, setembro de 1999.

CIAVATTA, M. O Trabalho como Princípio Educativo: uma investigação teórico- metodológica (1930-1960). Rio de Janeiro: PUC-RJ (Tese de Doutorado em Educação), 1990.

CURY, C. R. J.; HORTA, J. S. B.; FÁVERO, O. A relação educação-sociedade-estado pela mediação jurídico constitucional. In: FÁVERO, O. (Org.). A educação nas constituintes brasileiras. 3. ed. Campinas: Autores Associados, 2005.

DALLARI, D.A. Elementos da teoria geral do Estado. 20. ed. São Paulo: Saraiva, 1998.

DELORS, J. Educação um tesouro a descobrir. Relatório para a Unesco da Comissão Internacional sobre a Educação para o Século XXI. 6. ed. Tradução José Carlos Eufrázio. São Paulo: Cortez, 2001.

FERRETTI, C. Formação Profissional e Reforma do Ensino Técnico no Brasil: anos 90. Educação & Sociedade, nº. 59. Campinas: CEDES, agosto de 1997.

FONSECA, C. S. História do Ensino Industrial no Brasil. Rio de Janeiro: Escola Técnica, 1961.

FREIRE, P. Educação como Prática de Liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1967.

FRIGOTTO, G. Trabalho, Conhecimento, Consciência e a Educação do Trabalhador: Impasses Teóricos e Práticos. In: GOMEZ, Carlos M. Trabalho e Conhecimento: Dilemas na Educação do Trabalhador. São Paulo: Cortez/Autores Associados, 1989.

FRIGOTTO, G. & CIAVATTA, M. (Orgs.) A Formação do Cidadão Produtivo: a cultura de mercado no ensino médio técnico. Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2006.

GARCIA, S. R. de O. “O fio da história: a gênese da formação profissional no Brasil”. In: Trabalho e Crítica. São Leopoldo: Ed. UNISINOS, 2000.

GRAMSCI, A. Cadernos do Cárcere. Vol. 2. Trad. Carlos Nelson Coutinho. 5 ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2010.

MANACORDA, M. A. História da Educação: da Antiguidade aos nossos dias. 4.ed. São Paulo: Cortez, 1994.

MANFREDI, S. M. Educação Profissional no Brasil. São Paulo, Cortez, 2002

NEVES, L. M. W. A Hora e a Vez da Escola Pública: um estudo sobre os determinantes da política educacional do Brasil de hoje. Rio de Janeiro: UFRJ, 1991.

ONU. Declaração Universal dos Direitos Humanos, de 10 de dez. de 1948 proclamada pela resolução 217 A (III). Disponível em http://www.pnud.org.br/popup/ download.php?id_arquivo=1

PACHECO, E. Fundamentos político-pedagógicos dos institutos federais: diretrizes para uma educação profissional e tecnológica transformadora. Natal: IFRN, 2015.

PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação e do Esporte – SEED. Disponível em:

http://www.educação.pr.gov.br>. Acesso em 10/10/2022.

PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Diretrizes Curriculares da Educação Profissional: fundamentos políticos e pedagógicos. Curitiba: SEED, 2008.

PARANÁ. Secretaria de Estado da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos. Escola de Educação em Direitos Humanos. Comitê de Educação em Direitos Humanos. Plano Estadual de Educação em Direitos Humanos do Paraná. Curitiba : Secretaria de Estado da Educação; Conselho Estadual de Educação do Paraná, 2015.

SASSAKI, R. K. Inclusão: Construindo uma sociedade para todos. Rio de Janeiro: WVA, 1997.

SAVIANI, D. Escola e Democracia. Edição Comemorativa. Autores Associados. Coleção Educação Contemporânea, 112p. Campinas, 2008.

SAVIANI, D. Trabalho e Educação: fundamentos ontológicos e históricos. In: 29ª Reunião da Anped, 2006, Caxambu. Anais... Caxambu, 2006.

SENAC. Formação e Trabalho - Uma Viagem pela História do Trabalho. Rio de Janeiro: Editora SENAC Nacional, 1997.

UNESCO. (1997). Cuéllar, J. P. de (Org.) Nossa diversidade criadora: Relatório da Comissão Mundial de Cultura e Desenvolvimento. Campinas: Papirus / Brasília: UNESCO

VIÉGAS, C. M. C. Educação Profissional: Indicadores para a Ação: a interface educação profissional / educação especial / Conceição de Maria Corrêa Viégas, Moaci Alves Carneiro. Brasília: MEC/SEESP, 2003.

Downloads

Publicado

2022-12-22

Como Citar

Paixão, M. V., Moreira, R. M., & Frandji, W. dos S. (2022). A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA COMO UM DOS ALICERCES PARA A GARANTIA DOS DIREITOS HUMANOS : um resgate histórico nessa relação. SCIAS. Direitos Humanos E Educação, 5(2), 60–79. https://doi.org/10.36704/sdhe.v5i2.7113