Sobre a Revista

Esta revista surge do desejo do grupo docente vinculado ao Centro de Pesquisa e Extensão da UEMG unidade acadêmica de Ibirité, que desejava  contribuir com a difusão  de pesquisas inéditas de iniciação científica, especialização, mestrado e doutorado que busquem a interdisciplinaridade como um relevante caminho para a educação. A abordagem interdisciplinar permite uma relação entre conteúdos disciplinares, proporciona amplo entrelaçamento de uma temática investigada. E por ter esse engajamento com uma proposta de educação libertadora, foi batizada com um termo criado pelo físico brasileiro Marcio D’Olne Campos, que publicou pela primeira vez em 1991, no texto “A Arte de sulear-se”, e que a partir daí passou a ser muito usado pelo patrono da educação brasileira, o educador Paulo Freire. Nesse espírito de contrapor um modelo eurocêntrico predeterminado de educação, é que a Revista Interdisciplinar Sulear chega ao cenário acadêmico. Serão recebidos  artigos que dialoguem com a interdisciplinaridade, com a educação libertadora e com o pensamento decolonial e as relações Sul-Sul.

ISSN: 2595-8569 

Editores-chefes:  Profª. Drª. Eliane Ferreira de Sá;  Prof. Dr. Walesson Gomes Silva

Notícias

CHAMADA PARA SUBMISSÃO DE DOSSIÊ

05/11/2021

A Revista Interdisciplinar Sulear convida estudiosas e estudiosos da área ensino de língua alemã no Brasil, desde o nível de graduação até os profissionais em serviço, a submeterem trabalhos para compor o dossiê intitulado Ensino de alemão e de línguas teuto-brasileiras no Brasil: decolonialidades em curso. A proposta é discutir perspectivas de reflexão e de ação política decolonial no ensino de alemão em nosso país, com o intuito de pensarmos novos paradigmas para educação linguística nessa língua, conforme as diversas realidades socioeconômicas e linguísticas que compõem a complexa paisagem linguística brasileira. Os artigos podem ser enviados até dia 31/01/2022. A previsão de publicação é março/abril de 2022.

Saiba mais sobre CHAMADA PARA SUBMISSÃO DE DOSSIÊ

Edição Atual

n. 11 (4): Dossiê: Educação e Ciências no Contexto Contemporâneo 2
					Visualizar n. 11 (4): Dossiê: Educação e Ciências no Contexto Contemporâneo 2
Publicado: 09/10/2021
Ver Todas as Edições