v. 17, n. 23 (2014)

Educação em Foco

DOI: http://dx.doi.org/10.24934/eef.v17i23


Capa da revista

O primeiro Grupo Escolar de Belo Horizonte, atualmente denominado Escola Estadual "Barão do Rio Branco", foi criado em 1906, para acolher os filhos dos funcionários envolvidos no projeto de implantação e modernização da nova capital mineira. Instalada inicialmente na antiga Avenida Liberdade - hoje, Avenida João Pinheiro -, em 15 de junho de 1914 a escola foi transferida para o casarão neoclássico eclético da então Avenida Paraúna (atual Avenida Getúlio Vargas), no bairro Funcionários, região nobre da cidade.

 

Tombado em 15 de março de 1988, pelo decreto n° 27.927, o prédio mantém muitas de suas características arquitetônicas originais. Em sua fachada ampla, destaca-se o frontispício com as armas da Republica, do Estado de Minas e do Município de Belo Horizonte. Ocupa uma área de 4600m2, na qual dispõe de salas de aula amplas e arejadas, refeitório e quadra de esportes, em blocos separados. Desde janeiro de 2013, encontra-se em obras de restauração arquitetônica e de recuperação das redes elétrica e hidráulica; obras essas que deverão ser concluídas em julho de 2015.

 

Ainda hoje, o "Barão do Rio Branco" se destaca na paisagem da cidade como uma referência para seus habitantes, e se mantem como exemplo de escola pública importante para o cenário cultural e pedagógico mineiro.