Sobre a Revista

Atenção

Submissões Supensas

Prezados (as) autores (as), as submissões de artigos para a Revista Educação em Foco ficarão fechadas temporariamente!

Fechamento: 01/11/2025

Reabertura: 01/03/2026

 

A Revista

A Educação em Foco convida os pesquisadores do Brasil e do exterior a contribuírem para a mais ampla divulgação de estudos da área educacional, para a compreensão, o debate crítico e problematizador das questões atinentes ao campo da Educação.

A revista é vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação e Formação Humana da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) - http://www.ppgeduc.uemg.br. 

e-ISSN (versão eletrônica): 2317-0093
ISSN (Versão impressa): 1519-3322

 

REDES SOCIAIS

A Educação em Foco está presente nas seguintes redes sociais:

    

 

Licença Creative Commons

Os direitos de licenciamento utilizados pela revista Educação em Foco é a licença Creative CommonsAttribution-NonCommercial 4.0 International(CC BY-NC-SA 4.0).

Anúncios

Edição Atual

v. 28 n. 56 (2025): Educação em Foco
					Visualizar v. 28 n. 56 (2025): Educação em Foco
Publicado: 14/10/2025

Artigos

  • O intelectual Pedro Gomes Nogueira e as ações educacionais, políticas e filantrópicas pelo ordenamento de Sabará – Minas Gerais (1810-1842)

    Carolina Mafra de SÁ, Mônica Yumi JINZENJI
    1-24
    DOI: https://doi.org/10.36704/eef.v28i56.8744
  • A Relação público-privada na oferta e financiamento da educação de jovens e adultos integrada à educação profissional em Belém (PA)

    Maria Luanna Lima OLIVEIRA, Fabricio Aarão Freire CARVALHO
    1-24
    DOI: https://doi.org/10.36704/eef.v28i56.8995
  • Migração e educação no Brasil: Produção acadêmica entre 2012-2022

    Anderson Domingos da SILVA, Giseli Gomes DALLA-NORA
    1-20
    DOI: https://doi.org/10.36704/eef.v28i56.8541
  • A formação do gestor escolar no município de Palmeira dos Índios/AL

    Eduardo Leite Oliveira dos Santos, Lana Lisiêr de Lima Palmeira , Givanildo da Silva
    1-21
    DOI: https://doi.org/10.36704/eef.v28i56.8722
  • Alfabetização e letramento de estudantes autistas: desafios e possibilidades

    Cleonoura Barros dos SANTOS, Dra. Danielle Oliveira da NÓBREGA
    1-27
    DOI: https://doi.org/10.36704/eef.v28i56.8932
  • Estudos sobre o capital da Ciência de estudantes da rede pública do estado do Rio de Janeiro: relações entre atitudes familiares e construção de identidade científica

    Paulo Mileo, Joaquim Silva
    1-34
    DOI: https://doi.org/10.36704/eef.v28i56.8363
  • Possíveis implicações da abordagem pedagógica adotada no curso de Gestão de Obras do CEFET-MG para evasão escolar

    Ana Luiza MARTINS, Luciana Aparecida Silva de AZEREDO, Laís Camargo de BARROS
    1-23
    DOI: https://doi.org/10.36704/eef.v28i56.8675
  • A artesania no apoio à inclusão para problematizar processos de normalização e de in/exclusão um estudo de revisão bibliográfica

    Xenia Letícia Aguiar de Souza, Sandra Monteiro Lemos, Helena Venites Sardagna
    1-21
    DOI: https://doi.org/10.36704/eef.v28i56.8841
  • Narrativas sobre o início da carreira docente

    Aline Chagas, Karla Pádua
    1-22
    DOI: https://doi.org/10.36704/eef.v28i56.9500
  • Letramentos Digitais na Atualidade: Conectando Pessoas e Tecnologia

    Alice Melo Xavier, Taís Steffenello Ghisleni, Graziela Frainer Knoll
    1-21
    DOI: https://doi.org/10.36704/eef.v28i56.8597
  • Construindo o futuro: o papel das experiências na escola nas perspectivas de futuro de jovens egressos do Ensino Médio público

    Matheus Henrique da Silva ROCHA, Vera Lucia Trevisan de SOUZA
    1-22
    DOI: https://doi.org/10.36704/eef.v28i56.8726
  • Caminhos desiguais para o aprendizado: a distância e o desempenho escolar dos alunos em uma escola primária de Angola

    Narciso Rodrigues Cassoma Sacata, Cirlene Cristina de Sousa
    1-25
    DOI: https://doi.org/10.36704/eef.v28i56.8979
  • O jornal escolar como instrumento potencializador para uma alfabetização humanizadora

    Fernanda Graciele Bispo RIBEIRO, Dra. Greice Ferreira da SILVA
    1-22
    DOI: https://doi.org/10.36704/eef.v28i56.8802
  • Reflexões sobre as narrativas (auto) biográficas de um professor e o seu desenvolvimento profissional

    Caio Corrêa Derossi, Andrea Abreu Astigarraga
    1-26
    DOI: https://doi.org/10.36704/eef.v28i56.8678
  • Formação inicial em História e educação de pessoas surdas: narrativas de professoras Licenciadas em História atuantes na educação inclusiva

    Luciana Oliveira CORREIA , Frederico Assis CARDOSO
    1-27
    DOI: https://doi.org/10.36704/eef.v28i56.8890
  • Houve mudança no perfil do aluno no ensino superior após o COVID-19? O caso da UNESPAR

    Wander PLASSA, Luan BERNARDELLI, Rafael DURLO
    1-23
    DOI: https://doi.org/10.36704/eef.v28i56.8608
Ver Todas as Edições

QUALIS CAPES PERIÓDICOS

A Revista Educação em Foco, da área de Educação, pela avaliação 2016-2020, é Qualis A4.

Área de Avaliação: Educação

PERIODICIDADE

A partir de 2022 a publicação é contínua, dividida em três números por ano.

(1) jan./abr.; (2) mai./ago.; (3) set./dez.