Vol. 16 Núm. 32 (2023): PPP32 - "Nossa voz, nossa vez: (re)pensar políticas públicas a partir das relações étnico-raciais"

Nossa voz, nossa vez: (re)pensar políticas públicas a partir das relações étnico-raciais
Publicado: 2024-06-18

Editorial

  • EMANCIPAÇÃO AFROPINDORÂMICA RUMO AO LEGADO ANCESTRAL DE NEGO BISPO

    Otavio Henrique Ferreira da Silva
    1-15
    DOI: https://doi.org/10.36704/ppp.v17i32.8244

Artigos

  • O GESTOR APRENDENTE: A GESTÃO ESCOLAR PEDAGÓGICA COMO AÇÃO TRANSFORMADORA DA ESCOLA

    Juliana de Lima Lapera Batista
    270-269
    DOI: https://doi.org/10.36704/ppp.v18i33.8047
  • GÉNERO, RAZA Y DERECHO AL ENOJAMIENTO estratégias de vida de uma mulher negra

    Luane Bento dos Santos
    16-39
    DOI: https://doi.org/10.36704/ppp.v17i32.8055
  • LAS MUJERES NEGRAS EN LA CONSTRUCCIÓN DEL FUTURO: ¿CÓMO PUEDEN CONTRIBUIR LA PUERTA Y LA ESCRITURA A UNA NUEVA ESTRUCTURA SOCIAL?

    Arleam Francislene Martins Dias
    40-52
    DOI: https://doi.org/10.36704/ppp.v17i32.8198
  • ESCRITOS DE DOS MUJERES, MADRES, LESBIANAS EN RELACIONES INTERRACIALES Y ESTUDIANTES DE LA LICENCIATURA EN PEDAGOGÍA DE LA UEMG

    Otavio Henrique Ferreira da Silva, Ana Carolina Marques Reis, Rayane Kênia Marques Reis
    53-87
    DOI: https://doi.org/10.36704/ppp.v17i32.8180
  • GÊNERO E RAÇA NA POLÍTICA AGRÁRIA

    VIVIANE MARTINS, Paulo Marcelo de Souza
    88-113
    DOI: https://doi.org/10.36704/ppp.v17i32.7963
  • ESTUDIOS AFRICANOS Y AFROBRASILEÑOS: DIÁLOGO, EDUCACIÓN Y ASISTENCIA SOCIAL, UNA EXPERIENCIA EN LA UNESP/FRANCA.

    MARLEY BORGES, Dagoberto José Fonseca
    114-131
    DOI: https://doi.org/10.36704/ppp.v17i32.8006
  • MÁS ALLÁ DE LA INCLUSIÓN DESAFÍOS Y POSIBILIDADES PARA PROMOVER LA IGUALDAD “RACIAL” EN LA EDUCACIÓN BRASILEÑA

    christian muleka mwewa, Jheniffer Leticia Aparecida Moraes Cavassani, Cintia Medeiros Robles Aguiar
    132-141
    DOI: https://doi.org/10.36704/ppp.v17i32.8007
  • AS POLÍTICAS PÚBLICAS PARA UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA A PARTIR DAS PERCEPÇÕES E VIVÊNCIAS DE EDUCADORES/AS INFANTIS

    Tainara Batista Barros, Rita de Cássia de Souza, Maria Simone Euclides
    142-163
    DOI: https://doi.org/10.36704/ppp.v17i32.8048
  • POLÍTICAS DE AÇÃO AFIRMATIVA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: IMPLICAÇÕES E TENDÊNCIAS

    Fábio Alexandre Ferreira Gusmão
    164-188
    DOI: https://doi.org/10.36704/ppp.v17i32.8149
  • VIOLACIÓN DE LOS DERECHOS DE NIÑOS Y ADOLESCENTES EN BRASIL EL RACISMO COMO FACTOR PREPONDERANTE

    Adeildo Vila Nova
    189-208
    DOI: https://doi.org/10.36704/ppp.v17i32.8053
  • La ANTIRACISMO Y LÍMITES DE LA DEMOCRACIA LIBERAL: LA PROPUESTA DEL ODS 18 - IGUALDAD RACIAL EN LA AGENDA 2030 DE LAS NACIONES UNIDAS

    Ana Cristina Cruz
    209-226
    DOI: https://doi.org/10.36704/ppp.v17i32.8052
  • A IDENTIDADE CULTURAL NEGRA NA CULTURA DO BRASIL RECONHECIMENTO E VALORIZAÇÃO AFRO PATRIMONIAL

    Luiz Cláudio Alves Viana, LEANDRO BENEDINI BRUSADIN
    227-250
    DOI: https://doi.org/10.36704/ppp.v17i32.8005
  • A DESIGUALDADE AINDA ESTÁ ENTRE NÓS? RAÍZES DA DISCRIMINAÇÃO RACIAL

    Douglas Manoel Antonio De Abreu Pestana Dos Santos
    251-269
    DOI: https://doi.org/10.36704/ppp.v17i32.7882