Sobre a Revista

A Revista SCIAS. Direitos Humanos e Educação é fruto da parceria do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Conhecimento e Educação da Faculdade de Educação do Campus Belo Horizonte da Universidade do Estado de Minas Gerais/COED/FaE/CBH/UEMG e da Subsecretaria de Direitos Humanos da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (SEDESE). 

A educação em Direitos Humanos é um dos caminhos necessários para a efetivação dos Direitos Fundamentais e para a construção de uma sociedade mais justa e solidária. A Revista SCIAS propõe-se a debater temáticas, possibilitando a educação de profissionais e estudantes universitários(as) das diversas áreas para a atuação na garantia e promoção dos Direitos Humanos. Também estimula a capacitação de lideranças comunitárias, possibilitando a autonomia e o exercício da cidadania e incluindo a temática dos Direitos Humanos nas práticas escolares, bem como na difusão do conhecimento acadêmico. O público que se destina a Revista: pesquisadores/as, professores/as, lideranças dos movimentos sociais e demais interessados/as na temática da Educação e Direitos Humanos. 

Periodicidade: semestral. 

e-ISSN (versão eletrônica): 2596-1772

Qualis quadriênio (2017-2020)  B2

Área de avaliação: Educação 

Editora Chefe: Dra. Aline Choucair Vaz

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A Revista SCIAS. Direitos Humanos e Educação não cobra dos(as) autores(as) nenhum tipo de taxa de submissão, processamento ou de publicação de artigos.

 

Edição Atual

v. 6 n. 2 (2023): Revista SCIAS Direitos Humanos e Educação
Publicado: 2023-12-28

Edição completa

Artigos

  • Educação em Direitos Humanos um panorama do ensino dos Direitos Humanos nas escolas brasileiras

    Juliana Naves Diniz de Paula
    6-26
    DOI: https://doi.org/10.36704/sdhe.v6i2.7759
  • ECA, Educação e Direitos Humanos na Escola de Ensino Fundamental

    Nathiara Cristina Capobianco, Débora Cristina Fonseca, Renice Ribeiro Lopes
    27-38
    DOI: https://doi.org/10.36704/sdhe.v6i2.7765
  • A extensão na defesa e na promoção dos Direitos Humanos

    Michelle de Oliveira Abraão, Isabel Cristina Pereira dos Santos Coelho, Rafael Barreto Almada
    39-53
    DOI: https://doi.org/10.36704/sdhe.v6i2.7794
  • Educação jurídica em Direitos Humanos Concepções teóricas e perspectivas de ensino

    Amanda Netto Brum, Maicon Varella Flores
    54-73
    DOI: https://doi.org/10.36704/sdhe.v6i2.7800
  • Educação popular para o fortalecimento da defesa de Direitos Humanos dos(as) moradores(as) de Piquiá de Baixo/MA

    Marcos Moreira Lira, Silvia Sousa Silva Albuquerque, Fausto Ricardo Silva Sousa, Júlio César Vieira da Cruz
    74-97
    DOI: https://doi.org/10.36704/sdhe.v6i2.7969
  • Saúde mental e vivência universitária um estudo de caso

    Corina Alves Farinha, Paulo Henrique Rosário Braga
    98-118
    DOI: https://doi.org/10.36704/sdhe.v6i2.7884
  • Direito e Literatura para promoção de uma cultura de paz Um relato de dois projetos de educação em Direitos Humanos junto à universitários

    Guilherme Scodeler de Souza Barreiro, Juliana Sequeira Borges Costa, Júlia Teixeira Ferreira
    119-138
    DOI: https://doi.org/10.36704/sdhe.v6i2.7961
  • 15 anos do Programa de Pesquisa e Extensão Pensar a Educação Pensar o Brasil defesa de direitos e protagonismo dos agentes da educação

    Monica Abranches
    139-161
    DOI: https://doi.org/10.36704/sdhe.v6i2.7957
  • Análise do fortalecimento da política estadual de educação em Direitos Humanos proposta pelo projeto de intervenção em Minas Gerais Diretrizes, desafios e possibilidades para elaboração de um Plano Estadual de Educação em Direitos Humanos

    Camila Felix Araujo
    162-181
    DOI: https://doi.org/10.36704/sdhe.v6i2.7695
  • A educação em Direitos Humanos e os oficiais judiciários Comissários da Infância e da Juventude do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

    Esdras Guimarães Braga
    182-202
    DOI: https://doi.org/10.36704/sdhe.v6i2.7785
  • Reflexões sobre um caso de injustiça social a tensão entre alteridades com deficiência e a estrutura educacional

    Caio Antonio de Lima
    203-222
    DOI: https://doi.org/10.36704/sdhe.v6i2.7898
  • Educação inclusiva como direito para quem? Uma revisão da literatura

    Deolinda Armani Turci
    223-243
    DOI: https://doi.org/10.36704/sdhe.v6i2.8019
  • Um por todos, todos por um Literatura e Direitos Humanos nos séculos XVIII e XIX

    Mateus Roque da Silva
    244-261
    DOI: https://doi.org/10.36704/sdhe.v6i2.7908
  • O despertar da consciência cidadã planetária a partir da educação ambiental

    Patricia Fortes Attademo Ferreira, André Ricardo Antonovicz Munhoz
    262-277
    DOI: https://doi.org/10.36704/sdhe.v6i2.7979
  • As correntes do trabalho doméstico no Brasil Uma perspectiva de gênero e raça

    Amanda Moreira Menezes, Fernanda de Araújo Bugai
    278-299
    DOI: https://doi.org/10.36704/sdhe.v6i2.7847
  • Tejiendo relatos íntimos y resilientes cine documental y narrativas de vida en Colombia

    Alejandra Castañeda Pérez, Ana Maria Noguera Duran
    300-319
    DOI: https://doi.org/10.36704/sdhe.v6i2.7975
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