Journals

  • AMBCIÊNCIAS - Revista Brasileira de Tecnologia, Educação e Ciências Ambientais

    A AMBCIÊNCIAS- Revista Brasileira de Tecnologia, Educação e Ciências Ambientais  (ISSN 2965-1646) é uma publicação semestral, com arbitragem por pares, e de livre acesso. Apresenta como público alvo pesquisadores que desenvolvam trabalhos interdisciplinares na área de Ciências Ambientais. A revista publicará artigos, notas técnicas e revisões bibliográficas nas áreas de Monitoramento Ambiental, Tecnologia Ambiental, Ensino e Educação Ambiental, e Interações Socioambientais, de modo que promova o diálogo multidisciplinar entre as ciências naturais e humanas com a inovação tecnológica e meio ambiente.

  • Ciências Gerenciais em Foco

    Ciências Gerenciais em Foco é um periódico científico semestral, em português, de acesso aberto, que contribui para difundir trabalhos relevantes de pesquisa, cujos resultados subsidiem o debate, a crítica e as intervenções nas atividades acadêmicas, nas organizações e na sociedade. Diferentes perspectivas teóricas e metodológicas no tratamento de temas são aceitáveis, desde que consistentes e relevantes para o desenvolvimento das áreas de Administração e Ciências Contábeis, incluindo questões relacionadas à Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação.

    Editor-chefe: Josney Freitas Silva

    ISSN: 2317-5265

    Qualis CAPES: B3 - Administração Pública e de Empresas, Ciências Contábeis e Turismo (Quadriênio 2017-2020).

    Licença Creative Commons

    Licença Creative Commons

    Os direitos de licenciamento utilizados pela Revista Ciências Gerenciais em Foco é a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional .

  • Caderno de Educação

    Caderno de Educação, publicado desde 1995, é um periódico semestral editado pela Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais, voltado para o corpo discente e docente desta instituição e orientado para a publicação de trabalhos científicos relacionados à educação, bem como, as derivadas de suas relações interdisciplinares. São aceitos trabalhos em português e espanhol na forma de artigos resultantes de trabalhos monográficos da Graduação e da Pós-Graduação, conferências, ensaios bibliográficos, entrevistas, notas de pesquisa, resenhas, resumos de dissertações ou teses, relatos de experiências e traduções. 

    ISSN: 1519-7395

    Editora: Amanda Tolomelli Brescia.

  • Educação em Foco

    The Journal

    Educação em Foco invites researchers from Brazil and abroad to contribute to the widest dissemination of studies in the educational area, in order to understand, debate and discuss issues related to the field of Education.

     

    The journal is affiliated to the Graduate Program in Education and Human Formation of the Minas Gerais State University (UEMG). [insert link].

     

    e-ISSN (electronic version): 2317-0093

    ISSN (Printed version): 1519-3322

     

    SOCIAL NETWORKS

    Educação em Foco is found on the following social networks:

       

     

    Creative Commons License

    The licensing rights used by Educação em Foco journal is the Creative CommonsAttribution-NonCommercial 4.0 International license (CC BY-NC-SA 4.0).

  • Ciência ET Praxis

    Ciência et Praxis is a publication addressed to researchers, teachers, professionals and students from various areas of knowledge and has the following objectives: (a) to disseminate studies and research results in the various fields of knowledge; (b) submit thematic dossiers, bringing together the contribution of experts in their respective fields. The journal is of semiannual periodicity, accepts originals in Portuguese, Spanish and English and publishes exclusively unpublished texts.

    ISSN (online): 1983-912X

    ISSN (impressa): 1984-5782

    Editor: Marcelo Santos.

  • Bantu

    A revista Bantu surgiu a partir de uma antiga aspiração de docentes e discentes da Unidade Acadêmica UEMG de Ibirité. Seu nome procura referenciar a pluralidade cultural humana, reverenciando também com isso a formação social brasileira. O periódico publica trabalhos inéditos que contemplem temas que interdisciplinares ou não, gravitem pela Educação, História e Patrimônio Cultural.

    ISSN: 2595-9506

    Editores Gerentes:  Antonio Carlos Figueiredo Costa e Radamés Andrade Vieira.

  • Direito e Cidadania

    Uma instituição de ensino superior tem como função desenvolver o tripé: ensino, pesquisa e extensão. Por isso é preciso divulgar os conhecimentos científicos para além das fronteiras da Universidade e contribuir para o crescimento da região em que ela atua. Daí a necessidade de se criar um mecanismo de comunicação entre a UEMG, a comunidade científica e a população em geral. Uma revista científica nasce com o intuito de trocar experiências em determinadas áreas do saber, divulgar conteúdos e provocar discussões no campo acadêmico.

    Assim surge a proposta da revista DIREITO E CIDADANIA: um veículo de comunicação de Ciências Humanas da Universidade do Estado de Minas Gerais, com interfaces para a atuação na área do Direito e da Educação, DIREITO E CIDADANIA terá periodicidade anual e será publicada no site da Unidade de Frutal da Universidade do Estado de Minas Gerais. A iniciativa visa à divulgação das pesquisas científicas realizadas pela UEMG, Unidade de Frutal e instituições parceiras. O corpo editorial será formado por professores pesquisadores da Universidade do Estado de Minas Gerais, Unidade Frutal e pesquisadores convidados de outras instituições de ensino superior.

    Esperamos poder contar com a participação de pesquisadores de todo o Brasil, com textos capazes de provocar amplas discussões, a fim de reforçar nosso objetivo de proporcionar educação comprometida com a qualidade para Frutal e região.

    ISSN: 2526-4753

    Editora: Rozaine Aparecida Fontes Tomaz

  • Inova Jur

    Inova Jur Journal aims to publish research results envolving themes such as Technology, Information and Inovation. And, in so doing, aims to value scientific works developed by brazilian and foreigner researchers that are dedicated to the thematical axis of this scientific Journal.

  • Revista Histórias Públicas

    A Revista Histórias Públicas foi criada em 2022 e tem o objetivo de promover um espaço de divulgação e reflexão na área de História. Sua periodicidade é semestral, com números publicados nos meses de junho e dezembro. Recebemos artigos livres em fluxo contínuo que são publicados conjuntamente aos dossiês.

    Editada por: docentes dos cursos de graduação em História da UEMG. 

    ISSN 2965-7040 (versão on-line) 

     

     

  • Revista Saúde, Corpo e Movimento

    A Revista Saúde, Corpo e Movimento tem por objetivo divulgar a produção científica, nacional e internacional, sobre temas relacionados à área da Educação Física, através de investigações na área temática/prioritária Saúde e Sociedade. Dentro desta, os temas serão divididos em subáreas, sendo: (1) Atividade física e saúde, (2) Biodinâmica do Movimento Humano (3) Comportamento Motor, (4) Aspectos Pedagógicos e Socioculturais da Educação Física e (5) Aspectos Emocionais e Cognitivos na Atividade Física, provenientes de profunda reflexão teórica e/ou rigorosa investigação empírica.

    ISSN 2965-4017

    Redes Sociais

    Facebook: Revista Saúde Corpo e Movimento

    Instagram: @revsaudecorpoemovimento

  • Revista Engenharia de Interesse Social

                                                                                                                                    ISSN 2525-6041

    A Revista Engenharia de Interesse Social – REIS está aceitando submissões de trabalhos para compor a sua próxima edição. Nosso periódico trabalha em fluxo contínuo de recebimento de textos, tendo como temática livre, respeitando os assuntos e as áreas do conhecimento que compõem o escopo do periódico. 

    Recomendamos aos interessados que façam os seus cadastros e submetam os seus trabalhos.

     

    Submeta seu artigo em: Revista Engenharia de Interesse Social (uemg.br)

    Revista Engenharia de Interesse Social

    Equipe REIS

    (31) 98510-1759

    ISSN 2525-6041

    revista.engenhariasocial@uemg.br                           

  • Mal-Estar e Sociedade

    Mal-Estar e Sociedade publica artigos, ensaios, resenhas, resumos de dissertações e teses, conferências e debates nas áreas sociais e de humanidades, em todos os seus segmentos. Primordialmente, pretende-se trabalhar com temáticas relacionadas à questão educacional, tendo como pilares o discurso e o conflito. O discurso, na condição de construção de subjetividades, e o conflito como elemento inerente às relações sociais. O conteúdo dos trabalhos deve conter originalidade, expressando um avanço no conhecimento científico, notadamente aquele que revela a busca pela convergência entre o conhecimento teórico e a prática.

    About the Journal

    Mal-Estar e Sociedade publishes articles, essays, reviews, abstracts of dissertations and theses, conferences and debates in the social and humanities areas, in all its segments. Primarily, it is intended to work with themes related to the educational issue, having discourse and conflict as pillars. Discourse, in the condition of construction of subjectivities, and conflict as an inherent element of social relations. The content of the papers must contain originality, expressing an advance in scientific knowledge, notably that which reveals the search for convergence between theoretical knowledge and practice.

    ISSN (eletrônico): 1983-6651

    ISSN (impresso): 2238-2801

    E-mail: malestaresociedade@uemg.br

    Instagram: @malestaresociedade

  • Intercursos Revista Científica

    Intercursos Revista Científica é um periódico interdisciplinar de publicação semestral, indexado, online, publicada pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) – Unidade Ituiutaba.

     Tem por objetivo veicular a produção acadêmica de seus docentes e discentes e de pesquisadores de outras instituições públicas e privadas, como forma de registro e divulgação de pesquisas realizadas, visando fomentar uma formação acadêmica crítica e de qualidade, integrando ensino, pesquisa e extensão.

    ISSN: 2179-9059

    Editor-chefe: Júlio César Camargo Alves

  • Modus

    A revista MODUS é uma publicação semestral editada pela Escola de Música da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) e vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Artes da UEMG. Tem o propósito de estimular a reflexão e a atuação crítica em diferentes contextos, visando ser um agente catalisador do desenvolvimento, da produção e do intercâmbio de conhecimentos relacionados à área da música. Dentro dessa perspectiva, abrange a produção de artigos de cunho científico, teórico ou histórico, que envolvam a pesquisa em música, incluindo suas inter-relações com outras áreas de conhecimento, tais como musicologia, educação, musicoterapia, tecnologia, performance, cognição e outros sistemas de linguagem.

    ISSN: 1679-9003

    Editora: Marília Nunes Silva.

  • Sulear Interdisciplinary Journal

    This journal arises from the desire of the teaching group linked to the Research and Extension Center of UEMG academic unit of Ibirité, who wanted to contribute to the dissemination of original scientific initiation, specialization, master's and doctoral research that seek interdisciplinarity as a relevant path to education. The interdisciplinary approach allows for a relationship between disciplinary contents, providing a wide interweaving of an investigated theme. And for having this engagement with a liberating education proposal, it was baptized with a term created by the Brazilian physicist Marcio D'Olne Campos, who published it for the first time in 1991, in the text “A Arte de sulear-se”, and which from from there it became widely used by the patron of Brazilian education, educator Paulo Freire. In this spirit of opposing a predetermined Eurocentric model of education, the Revista Interdisciplinar Sulear arrives on the academic scene. Articles that dialogue with interdisciplinarity, with liberating education and with decolonial thinking and South-South relations will be received.

    ISSN: 2595-8569

    Editors-in-Chief: Profª. Dr. Eliane Ferreira de Sá; Prof. doctor Walesson Gomes Silva

    Qualis:

    Anthropology/Archaeology B2; B2 Education; Physical Education B2; Teaching B2; B2 story; Interdisciplinary B2; Linguistics and Literature B2; Psychology B2; Sociology B2.

  • Pensamentos em Design

    A revista Pensamentos em Design dedica-se à divulgação de trabalhos técnico-científicos no campo do Design, considerando aspectos tangíveis e intangíveis da cultura do projeto, bem como temas transversais de abordagens interdisciplinares, especialmente os vinculados às atividades de ensino, pesquisa, extensão e à pós-graduação. A revista publica artigos completos, resenhas, ensaios, entrevistas e projetos de design.

    ISSN 2764-0264

  • Linguagens nas artes

    A Linguagens nas artes é um espaço de divulgação e debate de trabalhos acadêmicos envolvendo a área de artes e suas diferentes linguagens com conexões a outros campos de conhecimento, como os filosóficos, históricos, sociológicos e linguísticos. Busca-se contribuições de diversas linguagens que se fundamentam nas mediações discursivas do campo do ensino de artes e das artes visuais e plásticas em perspectiva que valorize a interdisciplinaridade. O periódico contempla a área de artes e as subáreas como a comunicação, história da arte, design, artes plásticas e visuais, a filosofia da arte e o restauro arquitetônico e pictórico.

    Editor: Dr. Rangel Cerceau Netto.

  • SAPIENS - Revista de divulgação Científica

    Como resultado de um esforço da comunidade científica da Unidade Carangola, a Revista de divulgação científica SAPIENS foi elaborada como mecanismo de contribuição de divulgação científica regional. Moldada com foco interdisciplinar, baseada nas Ciências Ambientais, permite a publicação de artigos científicos nas áreas: Educação, Letras e Artes, Ciências Biológicas e da Saúde, Ciências Sociais Aplicadas e Ciências Exatas e da Terra. Nosso esforço é garantir um local de debates e promoção do crescimento das pesquisas científicas no âmbito regional e nacional.

    ISSN: 2596-156X

    Qualis - B4

     

  • Revista Mediação

    MEDIAÇÃO: um veículo de comunicação da área de Ciências Humanas da Universidade do Estado de Minas Gerais, com interfaces para a atuação na Educação, Comunicação, Design, Artes, Letras e demais áreas.

    ISSN: 2317-4838

    Editores: Priscila Paschoalino Ribeiro, Marco Antonio Barroso, Billy Fádel M. Rampinelli.

  • SCIAS - Educação, Comunicação e Tecnologia

    A SCIAS - Educação, Comunicação e Tecnologia surge como um projeto que culmina a partir de estudos e projetos desenvolvidos pelo NECT - Núcleo de Estudos e Pesquisa em Educação, Comunicação e Tecnologia (grupo de pesquisa da Faculdade de Educação da UEMG que surgiu em 2001 com a finalidade de estudar e pesquisar a utilização dos diversos meios e recursos tecnológicos, tendo como objetivo principal contribuir com a formação de futuros profissionais da educação, promovendo assim um debate permanente entre práticas pedagógicas inovadoras em diálogo com as múltiplas tecnologias), COED - Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Conhecimento e Educação (grupo de pesquisa da Faculdade de Educação que surgiu em 2007 e tem como finalidade desenvolver investigações sobre o conhecimento numa perspectiva abrangente, dialogal e contemporânea, com propostas de interlocuções referentes a concepções sobre o conhecimento como instância cultural e investigando tais relações com a prática educacional) e demais profissionais vinculados a instituições parceiras que compõem a Equipe Editorial. Tem como missão ser um espaço de debates e difusão de pesquisas relacionadas à Educação, Comunicação e Tecnologia, de pesquisadores brasileiros e estrangeiros, propiciando um diálogo entre tais campos epistemológicos, ampliando, portanto, o conhecimento, o saber (SCIAS em esperanto). Com periodicidade semestral, publica artigos inéditos que tratem sobre as interfaces das tecnologias digitais e dos meios de comunicação na educação, como metodologias de ensino e de aprendizagem que tenham as tecnologias como recursos ou objeto, Educomunicação, desenvolvimento e design de materiais didáticos e recursos pedagógicos, estratégias de avaliação que levem em conta as tecnologias, letramento digital e informacional, Educação a Distância, entre outros.

    ISSN: 2674-905X

    Para submeter seu trabalho, utilize sempre o template disponível AQUI

    Editora-chefe

    • Amanda Tolomelli Brescia, Faculdade de Educação - Universidade do Estado de Minas Gerais, Brasil

    Editores Associados

    • Andréia de Assis Ferreira, Centro Pedagógico da UFMG e Programa de Mestrado Profissional em Educação e Docência da Faculdade de Educação - Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil
    • Daniel Santos Braga, Unidade Ibirité - Universidade do Estado de Minas Gerais, Brasil
    • Renata de Souza França, Unidade Ibirité - Universidade do Estado de Minas Gerais, Brasil
    • Silvane Aparecida Gomes, Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil

    Qualis quadriênio (2017-2020)  B4

    Licença Creative Commons

    Os direitos de licenciamento utilizados pela SCIAS - Educação, Comunicação e Tecnologia é a licença Creative CommonsAttribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC-SA 4.0).

    TAXA DE SUBMISSÃO E TAXA DE PROCESSAMENTO DE ARTIGOS (ARTICLE PROCESSING CHARGES - APC)

    A SCIAS - Educação, Comunicação e Tecnologia não cobra dos(as) autores(as) nenhum tipo de taxa de submissão, processamento ou de publicação de artigos.

  • SCIAS - Arte/Educação

    ISSN 23188537                                                                                QUALIS 2017-2020: grupo C

    A Arte discute importantes conflitos sobre nós mesmos. Amiúde, e talvez, principalmente, quando tais pensamentos não nos são desvelados de forma explícita ou, necessariamente, narrativa. São esses conflitos, carregados vertiginosamente de humanidade, que nos move a investigá-la. Ultrapassando as possibilidades da intencionalidade nos dispusemos a infringir limites e forjar metodologias de ensino, pesquisas de temas, objetos (obras), movimentos, artistas.

    A Revista SCIAS - Arte/Educação do COED/FaE/CBH/UEMG se destina a consolidar, ampliar e divulgar aspectos do campo epistemológico sobre Arte, Arte/Educação e ensino de arte. Ampliar, portanto, o conhecimento, o saber (Scias em esperanto), a oportunidade de transformação da experiência estética por uma de suas vias possíveis: a mediação, o diálogo, a interlocução. A revista recebe, periodicamente, artigos de pesquisadores e se destina aos que se interessam também pelas relações educacionais, políticas, econômicas e sociais que tais discussões e construções possam suscitar.

    Aguardamos sua contribuição para que possamos, através dela, tornar o maior conflito humano, a própria vida, mais significativa. Os espaços educacionais, sejam eles tantos quanto nossas condições permitirem, são pontos de confluência para fomentos culturais: falar sobre Arte é conhecer e conhecer-se. Sempre.

    ISSN: 2318-8537

    Editor: Fabrício Andrade.

  • SCIAS. Direitos Humanos e Educação

    A Revista SCIAS. Direitos Humanos e Educação é fruto da parceria do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Conhecimento e Educação da Faculdade de Educação do Campus Belo Horizonte da Universidade do Estado de Minas Gerais/COED/FaE/CBH/UEMG e da Subsecretaria de Direitos Humanos da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (SEDESE). 

    A educação em Direitos Humanos é um dos caminhos necessários para a efetivação dos Direitos Fundamentais e para a construção de uma sociedade mais justa e solidária. A Revista SCIAS propõe-se a debater temáticas, possibilitando a educação de profissionais e estudantes universitários(as) das diversas áreas para a atuação na garantia e promoção dos Direitos Humanos. Também estimula a capacitação de lideranças comunitárias, possibilitando a autonomia e o exercício da cidadania e incluindo a temática dos Direitos Humanos nas práticas escolares, bem como na difusão do conhecimento acadêmico. O público que se destina a Revista: pesquisadores/as, professores/as, lideranças dos movimentos sociais e demais interessados/as na temática da Educação e Direitos Humanos. 

    Periodicidade: semestral. 

    e-ISSN (versão eletrônica): 2596-1772

    Qualis quadriênio (2017-2020)  B2

    Área de avaliação: Educação 

    Editora Chefe: Dra. Aline Choucair Vaz

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    Os direitos de licenciamento utilizados pela revista SCIAS. Direitos Humanos e Educação é a licença Creative CommonsAttribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC-SA 4.0).

    TAXA DE SUBMISSÃO E TAXA DE PROCESSAMENTO DE ARTIGOS (ARTICLE PROCESSING CHARGES - APC)

    A Revista SCIAS. Direitos Humanos e Educação não cobra dos(as) autores(as) nenhum tipo de taxa de submissão, processamento ou de publicação de artigos.

     
  • Revista SCIAS Língua de Sinais

    A Revista SCIAS Língua de Sinais tem como objetivo geral difundir estudos e pesquisas sobre Línguas de Sinais. O público-alvo são professores e pesquisadores, graduandos e pós-graduandos, Comunidade Surda Brasileira e internacional que tenham como foco de seus estudos as linhas de pesquisas aplicados às Línguas de Sinais.

    ISSN: 2965-5617

    Editores-Chefes: Cristina Alves Menezes Rocha e Hadassa Rodrigues Santos

     

  • Perspectives on Public Policies

    The journal's Qualis CAPES 2017-2020 is B2 in the following areas: PUBLIC / BUSINESS ADMINISTRATION, ACCOUNTING SCIENCES, TOURISM, ANTHROPOLOGY / ARCHAEOLOGY, POLITICAL SCIENCE, INTERNATIONAL RELATIONS, ENVIRONMENTAL SCIENCES and LAW. However, all articles must deal exclusively with Public Policy.

    Revista Perspectivas em Políticas Públicas (PPP) is an academic journal involving undergraduate and postgraduate courses, linked to the "Tancredo Neves" Faculty of Public Policy and Business Management - FaPPGEN/CBH/UEMG, which publishes theoretical and practical productions in the field of public policy and its interfaces with management. The aim of the PPP Journal is to disseminate knowledge from academic dialogues with the most diverse voices, discourses and social experiences.

    ISSN: 2236-045X

  • Serviço Social em Debate

                 A Revista Serviço Social em Debate é um periódico de publicação semestral, que está vinculado ao  curso de Serviço Social da Universidade do Estado de Minas Gerais - Unidade Carangola, e  tem como proposta divulgar pesquisas acerca da temática: Política social, Estado e Sociedade e suas diversas interações, abrindo espaço para estudos e pesquisas de relevância para o campo do Serviço social e suas interfaces com outras áreas de conhecimento. Cada número é organizado conforme um eixo temático, que é organizado por profissionais da área em parceria com o Conselho Editorial e editores das seções. A Revista também abre espaços para publicação de artigos livres, estudos de caso, relatos de experiência e resenhas de relevância para essas temáticas, segundo as Políticas de Seção. Os trabalhos publicados passam por avaliadores pertencentes ao nosso Conselho Cientifico e avaliadores “ad hoc”. O público alvo são os pesquisadores/professores, bem como estudantes da área de Serviço Social e áreas afins, buscando sempre a comunicação com outras instituições de ensino superior e a comunidade acadêmica.

     CLASSIFICAÇÃO QUALIS PERIÓDICOS CAPES

    Classificação Qualis -  A4,  de acordo com a lista preliminar  do Qualis referente ao quadriênio 2017-2020, divulgada  em 29/12/22  pela CAPES.   

     

     

     

  • TRANSVERSO

    Transverso - electronic journal of the Design and Culture Center of the School of Design of UEMG, publishes unpublished works related to architecture, visual arts, material and immaterial culture and design, whenever possible, addressing transdisciplinary links with letters and the human and social sciences . The journal created in 2010 by professor Mário Santiago de Oliveira, started to count, as of 2018, with a new team to resume its activities and regularity in publications. In 2020 the number 8 will be launched from a call made in 2019 and replicated in 2020.

    The editorial team will receive contributions for the next issue of the journal until December 12, 2020.

    ISSN: 2236-4129

    Editor: Luiz Ozanan.