v. 27 n. 52 (2024): Educação Em Foco

					Visualizar v. 27 n. 52 (2024): Educação Em Foco
Publicado: 21/06/2024

Artigos

  • MÍDIA, CONSUMO E INFÂNCIA: PRODUÇÃO E SUJEIÇÃO DOS CORPOS POR ADEREÇOS E ACESSÓRIOS

    Michelle Floriani, Diego Paiva Bahls, Aliandra Cristina Mesomo Lira
    1-20
    DOI: https://doi.org/10.36704/eef.v27i52.7209
  • Ensino Religioso entre regulações nacional e locais

    Flávia Russo Silva Paiva, Ligia Martha Coimbra da Costa Coelho, Valdeney Lima da Costa
    1-20
    DOI: https://doi.org/10.36704/eef.v27i52.7767
  • O uso do Scratch no desenvolvimento de habilidades cognitivas e socioemocionais de estudantes autistas uma revisão sistemática

    Nádia Alves Lima, Priscila Barros David, Débora Lucia Lima Leite Mendes
    1-26
    DOI: https://doi.org/10.36704/eef.v27i52.8022
  • Escuta das crianças na Educação Infantil: a potência das narrativas docentes

    Franciele Paraboni Maffini, Graziela Escandiel de Lima
    1-26
    DOI: https://doi.org/10.36704/eef.v27i52.6756
  • Letramento digital na Educação Infantil: Novos desafios

    Nayara Affonso Souza, Maria Iolanda Monteiro
    1-21
    DOI: https://doi.org/10.36704/eef.v27i52.7177
  • Condições de trabalho docente a contratação de professores via designação temporária no Espírito Santo

    Harízia Rozeno Peixoto, Raisa Maria de Arruda Martins
    1-25
    DOI: https://doi.org/10.36704/eef.v27i52.7710
  • Entre desafios e oportunidades: percepções dos professores sobre avaliações externas no contexto do PISA

    Graziela Martins Jordao, Arleide Rosa da Silva
    1-21
    DOI: https://doi.org/10.36704/eef.v27i52.7968
  • PRÁTICAS TERAPÊUTICAS PARA REDUÇÃO DA FREQUÊNCIA DO BURNOUT EM PROFESSORES Revisão Sistemática

    Leonardo Augusto Mendes Pires Melo, Lucas Gabriel Silva Ribeiro , Camila Bicalho
    1-22
    DOI: https://doi.org/10.36704/eef.v27i52.6609
  • Teoria etnoconstitutiva de currículo e ativismo visual de estudantes: interfaces teórico metodológicas a partir da experiência visual

    Laíla Sampaio Lima, Roberto Sidnei
    1-22
    DOI: https://doi.org/10.36704/eef.v27i52.7061
  • Novos (antigos) formatos de privatização da educação básica: o sistema apostilado

    Dra. Edite Maria Sudbrack, Raqueline Rigo Janke
    1-23
    DOI: https://doi.org/10.36704/eef.v27i52.7584
  • A Prática Educativa Dialógica: um panorama retratado em pesquisas no Brasil

    Valdirene Luiz Gonçalves, Sandra Ferraz de Castillo Dourado Freire
    1-27
    DOI: https://doi.org/10.36704/eef.v27i52.7932
  • Ensino de Ciências, Parâmetros Curriculares Nacionais e Base Nacional Comum Curricular: uma análise à luz da pedagogia histórico-crítica

    Lucas Nain Oliveira de Almeida, Luciana Maria Lunardi Campos
    1-30
    DOI: https://doi.org/10.36704/eef.v27i52.8070
  • COMO CONSTRUIR UM CURRÍCULO NEGRO? Uma reflexão sobre a presença negra nas áreas do saber

    Edson da Silva Rodrigues Lisboa Lisboa, Luis Fernando Lopes, marcia Maria Fernandes de Oliveira
    1-25
    DOI: https://doi.org/10.36704/eef.v27i52.6696
  • Alunos disléxicos na aula de Língua Portuguesa um estudo sobre desafios e possibilidades de atuação docente

    Ada Brasileiro, Maria Luiza Mota
    1-23
    DOI: https://doi.org/10.36704/eef.v27i52.6864
  • Atuações de gestores escolares em tempos de crise: reflexões sobre o caso do município de Diadema

    Tatiane Christine Real Lamarca, Sanny Silva da Rosa
    1-20
    DOI: https://doi.org/10.36704/eef.v27i52.7186
  • Medidas Institucionais da Universidade Federal do Paraná para o Enfrentamento da Pandemia de Covid-19: implicações no contexto dos cursos de licenciatura da área de Ciências da Natureza e Matemática

    Eliana Santana Lisbôa, Tiago Venturi, Myllena Aparecida de Souza Santos
    1-29
    DOI: https://doi.org/10.36704/eef.v27i52.7763
  • Datas comemorativas na Educação Infantil: reflexões a partir da Abordagem do Ciclo de Políticas

    Carla Ireni Borges Rodrigues, Silvana Boeira, Vanderlei Folmer
    1-26
    DOI: https://doi.org/10.36704/eef.v27i52.7984
  • Frestas em biologia, devir-monstro e experimentações com a bioarte

    Fabíola Fonseca, Daniela Carvalho
    1-19
    DOI: https://doi.org/10.36704/eef.v27i52.6628
  • Metodologia do ensino em enfermagem: concepções pedagógicas e implicações para a atuação de enfermeiras

    Júlia Hosana da Silva, Sóstenes Ericson
    1-30
    DOI: https://doi.org/10.36704/eef.v27i52.7602
  • Um estudo sobre representações sociais do Assistente Social construídas por estudantes do Ensino Médio Integrado

    MARIA RITA VALÕES DA SILVA, ANDREZA MARIA DE LIMA
    1-24
    DOI: https://doi.org/10.36704/eef.v27i52.7954
  • Professora, qual a educação ambiental que se faz na educação infantil?

    ORLANE FERNANDES SILVA, Prof. Dr. Adelmo Fernandes de Araújo
    1-20
    DOI: https://doi.org/10.36704/eef.v27i52.6669

Ensaio

  • Design Inteligente em uma Revista Científica Brasileira: pseudociência acadêmica

    Heslley Machado Silva Silva
    1-21
    DOI: https://doi.org/10.36704/eef.v27i52.7092
  • Vygotsky, Agnes Heller e Ciampa: Aproximações teóricas sobre o processo de Identidade e Constituição Subjetiva

    Talita Meireles Flores, Zaira de Andrade Lopes, Sônia da Cunha Urt
    1-12
    DOI: https://doi.org/10.36704/eef.v27i52.6993