Sobre a Revista

A SCIAS - Educação, Comunicação e Tecnologia surge como um projeto que culmina a partir de estudos e projetos desenvolvidos pelo NECT - Núcleo de Estudos e Pesquisa em Educação, Comunicação e Tecnologia (grupo de pesquisa da Faculdade de Educação da UEMG que surgiu em 2001 com a finalidade de estudar e pesquisar a utilização dos diversos meios e recursos tecnológicos, tendo como objetivo principal contribuir com a formação de futuros profissionais da educação, promovendo assim um debate permanente entre práticas pedagógicas inovadoras em diálogo com as múltiplas tecnologias), COED - Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Conhecimento e Educação (grupo de pesquisa da Faculdade de Educação que surgiu em 2007 e tem como finalidade desenvolver investigações sobre o conhecimento numa perspectiva abrangente, dialogal e contemporânea, com propostas de interlocuções referentes a concepções sobre o conhecimento como instância cultural e investigando tais relações com a prática educacional) e demais profissionais vinculados a instituições parceiras que compõem a Equipe Editorial. Tem como missão ser um espaço de debates e difusão de pesquisas relacionadas à Educação, Comunicação e Tecnologia, de pesquisadores brasileiros e estrangeiros, propiciando um diálogo entre tais campos epistemológicos, ampliando, portanto, o conhecimento, o saber (SCIAS em esperanto). Com periodicidade semestral, publica artigos inéditos que tratem sobre as interfaces das tecnologias digitais e dos meios de comunicação na educação, como metodologias de ensino e de aprendizagem que tenham as tecnologias como recursos ou objeto, Educomunicação, desenvolvimento e design de materiais didáticos e recursos pedagógicos, estratégias de avaliação que levem em conta as tecnologias, letramento digital e informacional, Educação a Distância, entre outros.

ISSN: 2674-905X

Para submeter seu trabalho, utilize sempre o template disponível AQUI

Editora-chefe

  • Amanda Tolomelli Brescia, Faculdade de Educação - Universidade do Estado de Minas Gerais, Brasil

Editores Associados

  • Andréia de Assis Ferreira, Centro Pedagógico da UFMG e Programa de Mestrado Profissional em Educação e Docência da Faculdade de Educação - Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil
  • Daniel Santos Braga, Unidade Ibirité - Universidade do Estado de Minas Gerais, Brasil
  • Renata de Souza França, Unidade Ibirité - Universidade do Estado de Minas Gerais, Brasil
  • Silvane Aparecida Gomes, Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil

Qualis quadriênio (2017-2020)  B4

Anúncios

Edição Atual

v. 5 n. 2 (2023): SCIAS - Educação, Comunicação e Tecnologia
Publicado: 2023-12-29

Edição completa

Artigos

  • Metodologias de ensino no aprendizado de programação para crianças: um estudo sobre práticas pedagógicas

    Gustavo Sommer de Faria, Fábio Corrêa, Frederico Giffoni de Carvalho Dutra, Jurema Suely de Araújo Nery Ribeiro, Josiane da Costa Vieira Rezende
    03-20
    DOI: https://doi.org/10.36704/sciaseducomtec.v5i2.7839
  • Práticas e perspectivas da literacia para os media no contexto educacional Moçambicano

    Bento Matias Faustino
    21-35
    DOI: https://doi.org/10.36704/sciaseducomtec.v5i2.8066
  • O uso do mapa das mediações em análises de práticas de comunicação para a representação das diferenças na cultura da mídia

    Vinícius Oliveira Silva, João Ernesto Pelissari Candido, Andréa Ferraz Fernandez
    36-55
    DOI: https://doi.org/10.36704/sciaseducomtec.v5i2.7856
  • A Educação à Distância: um estudo sobre o ambiente virtual de aprendizagem Moodle

    Andreia da Silva de Souza
    56-73
    DOI: https://doi.org/10.36704/sciaseducomtec.v5i2.7745

Dossiê

  • Inteligência artificial na educação: potencialidades e desafios

    Douglas Manoel Antonio De Abreu Pestana Dos Santos
    74-89
    DOI: https://doi.org/10.36704/sciaseducomtec.v5i2.7692
  • “E aí, Siri?!” possibilidades pedagógicas com assistentes virtuais

    Jean Carlos da Silva Monteiro
    90-103
    DOI: https://doi.org/10.36704/sciaseducomtec.v5i2.7711
  • Três faces do ChatGPT imaginários de uma máquina de linguagem

    Juliana Michelli da Silva Oliveira, Rodrigo de Almeida Siqueira, Rogério de Almeida
    104-123
    DOI: https://doi.org/10.36704/sciaseducomtec.v5i2.7906
  • Imagens [de]generativas o ensino de artes visuais e design gráfico face à inteligência artificial

    Marcos N. Beccari, Leonardo Marques Kussler, João Victor Diehl de Oliveira
    124-141
    DOI: https://doi.org/10.36704/sciaseducomtec.v5i2.7896
  • Fazer docente, Chat GPT e usos possíveis: uma análise a partir da ética foucaultiana

    Karine Luiza de Souza Miranda, Ana Paula Andrade
    142-157
    DOI: https://doi.org/10.36704/sciaseducomtec.v5i2.8110
Ver Todas as Edições