Sobre a Revista

A SCIAS - Educação, Comunicação e Tecnologia surge como um projeto que culmina a partir de estudos e projetos desenvolvidos pelo NECT - Núcleo de Estudos e Pesquisa em Educação, Comunicação e Tecnologia (grupo de pesquisa da Faculdade de Educação da UEMG que surgiu em 2001 com a finalidade de estudar e pesquisar a utilização dos diversos meios e recursos tecnológicos, tendo como objetivo principal contribuir com a formação de futuros profissionais da educação, promovendo assim um debate permanente entre práticas pedagógicas inovadoras em diálogo com as múltiplas tecnologias), COED - Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Conhecimento e Educação (grupo de pesquisa da Faculdade de Educação que surgiu em 2007 e tem como finalidade desenvolver investigações sobre o conhecimento numa perspectiva abrangente, dialogal e contemporânea, com propostas de interlocuções referentes a concepções sobre o conhecimento como instância cultural e investigando tais relações com a prática educacional) e demais profissionais vinculados a instituições parceiras que compõem a Equipe Editorial. Tem como missão ser um espaço de debates e difusão de pesquisas relacionadas à Educação, Comunicação e Tecnologia, de pesquisadores brasileiros e estrangeiros, propiciando um diálogo entre tais campos epistemológicos, ampliando, portanto, o conhecimento, o saber (SCIAS em esperanto). Com periodicidade semestral, publica artigos inéditos que tratem sobre as interfaces das tecnologias digitais e dos meios de comunicação na educação, como metodologias de ensino e de aprendizagem que tenham as tecnologias como recursos ou objeto, Educomunicação, desenvolvimento e design de materiais didáticos e recursos pedagógicos, estratégias de avaliação que levem em conta as tecnologias, letramento digital e informacional, Educação a Distância, entre outros.

ISSN: 2674-905X

Para submeter seu trabalho, utilize sempre o template disponível AQUI

Editoras-chefe

  • Maria Esperança de Paula, Faculdade de Educação - Universidade do Estado de Minas Gerais, Brasil
  • Renata de Souza França, Unidade Ibirité - Universidade do Estado de Minas Gerais, Brasil

Editores Associados

  • Amanda Tolomelli Brescia, Faculdade de Educação - Universidade do Estado de Minas Gerais, Brasil
  • Andréia de Assis Ferreira, Centro Pedagógico da UFMG e Programa de Mestrado Profissional em Educação e Docência da Faculdade de Educação - Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil
  • Daniel Santos Braga, Unidade Ibirité - Universidade do Estado de Minas Gerais, Brasil

Qualis quadriênio (2017-2020)  B4

Licença Creative Commons

Os direitos de licenciamento utilizados pela SCIAS - Educação, Comunicação e Tecnologia é a licença Creative CommonsAttribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC-SA 4.0).

TAXA DE SUBMISSÃO E TAXA DE PROCESSAMENTO DE ARTIGOS (ARTICLE PROCESSING CHARGES - APC)

A SCIAS - Educação, Comunicação e Tecnologia não cobra dos(as) autores(as) nenhum tipo de taxa de submissão, processamento ou de publicação de artigos.

Notícias

Edição Atual

v. 6 n. 2 (2024): SCIAS - Educação, Comunicação e Tecnologia
Publicado: 2024-12-30

Edição completa

Artigos

  • “Interacity”: Bricolagem de metodologias para a promoção de ambiências formativas com/o direito à Cidade Universitária da UFRRJ

    Felipe Mariano, Edméa Santos
    3-27

    Visualizações: 21
    DOI: https://doi.org/10.36704/sciaseducomtec.v6i2.8312
  • Os Desafios explicitados pelos professores frente ao uso das TDICS durante o período da COVID-19 no Ensino Remoto Emergencial

    Fernanda de Souza Silva Goivinho, Rodnei Pereira
    28-40

    Visualizações: 13
    DOI: https://doi.org/10.36704/sciaseducomtec.v6i2.8562
  • Proposições de uso de TDIC na prática pedagógica Vistas à sociedade contemporânea e a aprendizagem significativa

    Victor César de Oliveira
    41-54

    Visualizações: 15
    DOI: https://doi.org/10.36704/sciaseducomtec.v6i2.8965
  • Educação a Distância um estudo sobre o ambiente virtual de aprendizagem

    Andreia da Silva de Souza; Silvana Janine Maganha Martins, Suelen Castilho Gonçalves
    55-67

    Visualizações: 8
    DOI: https://doi.org/10.36704/sciaseducomtec.v6i2.9059
  • Do Barro ao Algoritmo Uma Experiência de Estágio Supervisionado no Ensino Fundamental

    Maurício Jorge Ferreira Leal
    68-83

    Visualizações: 6
    DOI: https://doi.org/10.36704/sciaseducomtec.v6i2.9227
  • O metaverso como ferramenta imersiva para o aprendizado em sala de aula

    Paulo Henrique Soares de Almeida, Marcio Gonçalves, Thiago Fernandes de Oliveira
    84-100

    Visualizações: 26
    DOI: https://doi.org/10.36704/sciaseducomtec.v6i2.9314
Ver Todas as Edições