Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Início
Edição atual
Edições anteriores
Sobre
Sobre a Revista
Equipe Editorial
Ficha Catalográfica
Contato
Declaração de Privacidade
Submissões
Diretrizes para autores
Diretrizes para Dossiê temático
Processo de avaliação dos artigos
Pareceristas
2019
2020
2021
2022
Anúncios
TEMPLATES
Indexadores e Buscadores
Buscar
Periódicos UEMG
Cadastro
Acesso
Início
/
Arquivos
/
v. 24 n. 44 (2021): Educação Em Foco
v. 24 n. 44 (2021): Educação Em Foco
DOI:
https://doi.org/10.36704/eef.v24i44
Publicado:
29/12/2021
Edição completa
Editorial
Apresentação do Dossiê
Dossiê
Educação e ensino profissional no Brasil: o estado do conhecimento das produções de pesquisas no âmbito da História da Educação Profissional
Pablo Menezes e Oliveira, Irlen Antônio Gonçalves, Fernanda Daniele de Abreu Pereira
9-33
pdf
DOI:
https://doi.org/10.36704/eef.v24i44.6124
O Ensino profissional entre “especialistas” e “produtores”
Carolina Mostaro Neves da Silva
34-58
pdf
DOI:
https://doi.org/10.36704/eef.v24i44.6064
Os profissionais norte-americanos e a organização do ensino industrial brasileiro (1946-1962)
Ísis de Freitas Campos, Francisca Leidiana de Souza, Olívia Morais de Medeiros Neta
59-79
pdf
DOI:
https://doi.org/10.36704/eef.v24i44.6121
A escola e a aluna:
ensino profissional feminino para superar entraves sociais, Belo Horizonte, 1920–50
Betânia de Oliveira Laterza Ribeiro, José Carlos Souza Araújo
80-107
pdf
DOI:
https://doi.org/10.36704/eef.v24i44.6067
Coordenação de cursos no Ensino Médio e Técnico:
aspectos históricos da função no Estado de São Paulo
Cristiano Pereira da Silva, Paulo Roberto Prado Constantino
108-134
pdf
DOI:
https://doi.org/10.36704/eef.v24i44.5705
Os instrumentos científicos e os manuais no ensino industrial na cidade do Porto (Portugal) na segunda metade do século XIX
Patrícia Carla Costa, Luís Alberto Alves
135-166
pdf
DOI:
https://doi.org/10.36704/eef.v24i44.6053
A proposta curricular da Escola Técnica Federal do Rio Grande do Norte:
a formação integral frente ao avanço neoliberal
Ana Paula Marinho de Lima, Francisco das Chagas Silva Souza
167-191
pdf
DOI:
https://doi.org/10.36704/eef.v24i44.6102
“As indústrias reclamam técnicos”:
a introdução de métodos de trabalho racionais nas escolas técnicas e industriais como trajetória para o progresso nas publicações da Comissão Brasileiro-Americana de Educação Industrial (CBAI)
Mario Lopes Amorim
192-211
pdf
DOI:
https://doi.org/10.36704/eef.v24i44.6062
Artigos
Narrativas e histórias de mulheres negras ex-cotistas do curso de Pedagogia
Kelly da Silva, Anderson Ferrari
212-229
pdf
DOI:
https://doi.org/10.36704/eef.v24i44.5130
“Elas ficam meio injustiçadas”:
infância, gênero e desigualdade em bairros de Curitiba
Valéria Milena Rohrich Ferreira, Sabrina Fiorese
230-258
pdf
DOI:
https://doi.org/10.36704/eef.v24i44.5542
Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva:
conhecimentos e práticas dos professores da educação básica do município de Belo Horizonte
Deolinda Armani Turci, Erika Lourenço, Giovana Moura de Souza
259-282
pdf
DOI:
https://doi.org/10.36704/eef.v24i44.5452
Realidade e desafios da Educação Ambiental:
o ensino de Geografia a favor de uma educação ambiental contínua
Aldéize Bonifácio da Silva, Maria Francisca de Jesus Lírio Ramalho
283-307
pdf
DOI:
https://doi.org/10.36704/eef.v24i44.5643
Convergências possíveis de potencialidades críticas:
diálogos entre Educação Ambiental e Direito
Bernard Constantino Ribeiro, Vanessa Hernandez Caporlingua
308-330
pdf
DOI:
https://doi.org/10.36704/eef.v24i44.5476
Aprendizagem narrativa no contexto do estágio supervisionado na Educação Infantil:
reflexos na formação inicial docente
Joelson de Sousa Morais, Maria Divina Ferreira Lima
331-351
pdf
DOI:
https://doi.org/10.36704/eef.v24i44.5616
Relações tecidas entre a universidade e as escolas de Educação Básica por meio dos estágios supervisionados de cursos de licenciatura
Lethycia Lopes Pereira, Rita de Cássia Reis, Helena Rivelli de Oliveira
352-373
pdf
DOI:
https://doi.org/10.36704/eef.v24i44.5633
Sentidos do aprender a escrever e práticas em sala de aula
ensino de História e identidade
Maria Aparecida Lima dos Santos, Danielle Barreto
374-396
pdf
DOI:
https://doi.org/10.36704/eef.v24i44.5642
A cultura da avaliação e da responsabilização nas reformas educacionais pós-1990
Givanildo da Silva, Dayane Queiroz dos Santos Carvalho
397-421
pdf
DOI:
https://doi.org/10.36704/eef.v24i44.5867
Percepção da autoeficácia computacional docente dos professores da Educação Básica
Elis de Britto Santos, Magda Pischetola
422-455
pdf
DOI:
https://doi.org/10.36704/eef.v24i44.5887
A educação remota no contexto pandêmico:
a quem será que se destina?
Leila Damiana Almeida dos Santos Souza, Kleber Peixoto, Ruth Cunha dos Santos
456-475
pdf
DOI:
https://doi.org/10.36704/eef.v24i44.5891
Enviar Submissão
Enviar Submissão
Idioma
Português (Brasil)
English
Español (España)
Palavras-chave
indexadores
Indexadores e buscadores
redes
Redes sociais