Sobre a Revista

A Revista

A Educação em Foco convida os pesquisadores do Brasil e do exterior a contribuírem para a mais ampla divulgação de estudos da área educacional, para a compreensão, o debate crítico e problematizador das questões atinentes ao campo da Educação.

A revista é vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação e Formação Humana da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) - http://www.ppgeduc.uemg.br. 

e-ISSN (versão eletrônica): 2317-0093
ISSN (Versão impressa): 1519-3322

 

REDES SOCIAIS

A Educação em Foco está presente nas seguintes redes sociais:

    

 

Licença Creative Commons

Os direitos de licenciamento utilizados pela revista Educação em Foco é a licença Creative CommonsAttribution-NonCommercial 4.0 International(CC BY-NC-SA 4.0).

Anúncios

Edição Atual

v. 27 n. 51 (2024): Educação em Foco (Publicação Contínua)
					Visualizar v. 27 n. 51 (2024): Educação em Foco (Publicação Contínua)
Publicado: 16/04/2024

Artigos

  • A ética do cuidado animal aprendizagens a partir do protagonismo infanto-juvenil a partir da I Conferência Municipal Infanto-Juvenil de Educação Ambiental do município de Rio Grande

    Karine Ferreira Sanchez Sanchez, Ottoni de Leon, Washington Luiz dos Santos Ferreira Ferreira
    1-21
    DOI: https://doi.org/10.36704/eef.v27i51.7052
  • A Educação na Amazônia: breves reflexões acerca dos impactos da pandemia nas escolas municipais de Manaus/AM.

    Gianne de Sousa Costa, Selma Suely Baçal de Oliveira
    1-17
    DOI: https://doi.org/10.36704/eef.v27i51.7087
  • Visualidades e afetos na educação

    Leisa Sasso
    1-26
    DOI: https://doi.org/10.36704/eef.v27i51.7137
  • Luz, câmera... educação! A potência de um grupo de professores em atividades de formação continuada mediadas pelo cinema

    Ludmila Rodrigues Rosa, Sandro Rogério Vargas Ustra
    1-22
    DOI: https://doi.org/10.36704/eef.v27i51.7007
  • “Meu gato mais tonto do mundo”: relação texto e imagem no livro ilustrado e a formação de leitores

    Magda Dezotti, Diana de Lima Correia Muniz , Michele Chaiben Vargas
    1-28
    DOI: https://doi.org/10.36704/eef.v27i51.7082
  • Aspectos socioemocionais na relação professor-aluno e aprendizagem escolar: uma pesquisa bibliográfica

    Hugo Bachini Neves, Joice Araújo Esperança
    1-20
    DOI: https://doi.org/10.36704/eef.v27i51.7108
  • OS casos de violência física entre estudantes outros possíveis sujeitos nos discursos apassivados

    Sergivano Santos, Marcelo Miranda
    1-19
    DOI: https://doi.org/10.36704/eef.v27i51.7187
  • Educação do campo e o controverso movimento nacional de educação do campo

    Elias Canuto Brandão
    1-24
    DOI: https://doi.org/10.36704/eef.v27i51.6964
  • Passeios remotos uma discussão sobre o impacto da Covid-19 na rotina de alunos em preparação para o Enem no Estado de Pernambuco

    Ticia Cassiany Ferro Cavalcante, Raphael Alves
    1-24
    DOI: https://doi.org/10.36704/eef.v27i51.7056
  • Formação docente na perspectiva da educação para as relações étnico-raciais: a insurgência contemporânea de uma aprendizagem da docência antirracista

    Tiago Morais de Freitas, Francisco Mirtiel Frankson Moura Castro
    1-31
    DOI: https://doi.org/10.36704/eef.v27i51.7095
  • Um breve estudo sobre desigualdades vivenciadas por alunos com deficiência na pandemia da COVID-19 em Damolândia-Goiás

    Jessica Hilário Pinto, Glaucia Vieira Candido
    1-22
    DOI: https://doi.org/10.36704/eef.v27i51.7165
  • Conteúdo, forma e destinatário do planejamento do trabalho educativo na educação física escolar estado da arte das publicações no Portal de Periódicos da CAPES e no banco de dados da SciELO

    Moacyr dos Santos Oliveira, Wilson Alviano Júnior
    1-23
    DOI: https://doi.org/10.36704/eef.v27i51.7044
  • O ensino de ciências na educação infantil entre os anos de 2005 a 2021

    Mariana Reis Cotrim Gonçalves, Renata Martins dos Santos Paro
    1-25
    DOI: https://doi.org/10.36704/eef.v27i51.7084
  • PRÁTICAS E MODELOS PEDAGÓGICOS DIGITAIS EDUCOMUNICATIVOS DE ENSINO NO PIBID DE QUÍMICA: UMA ANÁLISE DE EXPERIÊNCIA FORMATIVA.

    Pierre André de Souza, Adria Cortez
    1-20
    DOI: https://doi.org/10.36704/eef.v27i51.7121
  • Reinventar Freire uma utopia necessária à educação brasileira

    Valda Maria Colares, Maria Teresa Guimarães de Medina
    1-32
    DOI: https://doi.org/10.36704/eef.v27i51.8125
  • Clube de leitura ODS em língua portuguesa possibilidades e contradições

    Fabíola Farias, Luiz Percival Leme Britto, Zair Henrique Santos
    1-24
    DOI: https://doi.org/10.36704/eef.v27i51.6987
  • Fluxo da informação gênica: recurso didático para o ensino de genética com foco na inclusão de estudantes com deficiência visual e auditiva o fluxo da informação gênica

    Larissa Aparecida Santos Silva, Anna Cláudia Guimarães Freire, Fernanda de Oliveira Bustamante
    1-20
    DOI: https://doi.org/10.36704/eef.v27i51.7066
  • Dessa brincadeira você não pode brincar! A brincadeira de papéis na constituição de gênero na educação infantil

    Leonardo Felipe Gonçalves Duarte, Ida Carneiro Martins, Roberto Gimenez
    DOI: https://doi.org/10.36704/eef.v27i51.7100
  • Crenças de autoeficácia de professores que ensinam matemática no nível superior: marcas das tecnologias digitais no ensino emergencial remoto e presencial

    Osmar Tharlles Borges de Oliveira, Dr. Professor Narciso das Neves Soares
    1-30
    DOI: https://doi.org/10.36704/eef.v27i51.7174
  • Medicalização da infância: uma análise sobre o estado do conhecimento a partir das pesquisas de mestrado em Educação e Psicologia no Brasil (2010-2020)

    Brunesa Paulus de Morais, Janaina Damasco Umbelino
    1-31
    DOI: https://doi.org/10.36704/eef.v27i51.6955
Ver Todas as Edições

SUBMISSÕES ABERTAS

As submissões estão abertas, com fluxo contínuo

QUALIS CAPES PERIÓDICOS

A Revista Educação em Foco, da área de Educação, pela avaliação 2016-2020, é Qualis A4.

Área de Avaliação: Educação

PERIODICIDADE

A partir de 2022 a publicação é contínua, dividida em três números por ano.

(1) jan./abr.; (2) mai./ago.; (3) set./dez.