Skip to main content
Skip to main navigation menu
Skip to site footer
Open Menu
Home
Current issue
Previous issues
About
About the Journal
Editorial Team
Source listing
Contact
Privacity Terms
Submissions
Guidelines for authors
Guidelines for the publication of thematic Dossiers
About the article evaluation process
Reviewers
2019
2020
2021
2022
Referees/2023
Announcements
TEMPLATES
Indexers and search engines
Search
Periódicos UEMG
Register
Login
Home
/
Archives
/
Vol. 23 No. 41 (2020): Educação em Foco
Vol. 23 No. 41 (2020): Educação em Foco
DOI:
https://doi.org/10.24934/eef.v23i41
Published:
2020-12-18
Full Issue
Expediente (Português (Brasil))
Editorial
Editorial
DOI:
https://doi.org/10.24934/eef.v23i41.5306
Vera Lúcia Nogueira
3-6
PDF (Português (Brasil))
Apresentação
DOI:
https://doi.org/10.24934/eef.v23i41.5305
Fernando Luiz Zanetti, José Miguel Lopes
7-14
PDF (Português (Brasil))
Dossiê
O tempo em várias vozes
DOI:
https://doi.org/10.24934/eef.v23i41.4745
Francione Oliveira Carvalho, Claudio Melo
15-32
PDF (Português (Brasil))
Ensino de arte com base na abordagem triangular: a fotografia em foco
DOI:
https://doi.org/10.24934/eef.v23i41.4750
Ana Cristina Moraes, Mírian Soares Rocha, José Maximiano Arruda Ximenes Lima
33-53
PDF (Português (Brasil))
A matemática e o cinema: articulações e possibilidades no campo das práticas pedagógicas
DOI:
https://doi.org/10.24934/eef.v23i41.4800
Juliano Bona, Camila Thaisa Alves Bona, Fabio Zoboli
54-71
PDF (Português (Brasil))
A literatura como potência para movimentar redes de pensamentos e de sentimentos na educação infantil
DOI:
https://doi.org/10.24934/eef.v23i41.4924
Sandra Kretli da Silva, Hociene Nobre Pereira Werneck
72-90
PDF (Português (Brasil))
A arte no contexto educativo: reflexões sobre o desenvolvimento dos sentimentos estéticos
DOI:
https://doi.org/10.24934/eef.v23i41.4785
Vinícius Stein, Marta Chaves
91-109
PDF (Português (Brasil))
O pedagogo docente e o ensino de arte na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental
DOI:
https://doi.org/10.24934/eef.v23i41.4838
João Francisco Lopes de Lima
110-127
PDF (Português (Brasil))
Pedagogia mítica: Cida Pedrosa e as articulações sensíveis entre educação, imaginário e cultura
DOI:
https://doi.org/10.24934/eef.v23i41.4870
Clécia Juliana Gomes Pereira Amaral, Mário de Faria Carvalho
128-148
PDF (Português (Brasil))
Filmes sob o sensível de socioeducandos: ensaio sobre a recusa e a negociação
DOI:
https://doi.org/10.24934/eef.v23i41.4944
Júlio Vitorino Figueroa, Luciana Oliveira
149-167
PDF (Português (Brasil))
Experiências políticas sensíveis com as juventudes no contexto da escola pública – um debate sobre a Reforma do Ensino Médio no Rio de Janeiro.
DOI:
https://doi.org/10.24934/eef.v23i41.4931
Beatriz Akemi Takeiti, Monica Villaça Gonçalves, Joana da Costa Macedo, Roberson Maturano
168-189
PDF (Português (Brasil))
Práticas estéticas e práticas pedagógicas no campo da Arte
DOI:
https://doi.org/10.24934/eef.v23i41.4996
Rosiane de Jesus Dourado, Adriana Hoffmann Fernandes
190-208
PDF (Português (Brasil))
A creche entre a poesia e a ludicidade: diálogos com Manoel de Barros
DOI:
https://doi.org/10.24934/eef.v23i41.4956
Rosalina Rocha Araújo Moraes, Ana Maria Monte Coelho Frota
209-234
PDF (Português (Brasil))
O papel da arte na formação de professores
DOI:
https://doi.org/10.24934/eef.v23i41.4991
Cristina Pereira Carvalho, Monique Gewerc
235-254
PDF (Português (Brasil))
A literatura como arte construtora da sensibilidade: propostas de atividades baseadas na leitura de “Tragédia no lar”, de Castro Alves
DOI:
https://doi.org/10.24934/eef.v23i41.4933
Francisco Rogiellyson da Silva Andrade, Janyele Gadelha de Lima, Dannytza Serra Gomes
255-273
PDF (Português (Brasil))
A construção de uma sensibilidade para o trabalho a partir de canções da obra de Tião Carreiro e Pardinho
DOI:
https://doi.org/10.24934/eef.v23i41.4938
Lucas Fíngolo Claras, Evelyn de Almeida Orlando
274-292
PDF (Português (Brasil))
Compartilhamento do conhecimento no ensino de moda: uma análise sobre a experiência arte e moda na modalidade EaD
DOI:
https://doi.org/10.24934/eef.v23i41.4940
Dênis Martins Oliveira, Gabriel Coutinho Calvi, Ely Mitie Massuda, Letícia Fleig Dal Forno
293-314
PDF (Português (Brasil))
Artigos
O direito à educação infantil em Belo Horizonte: acesso, oferta e trabalho docente
DOI:
https://doi.org/10.24934/eef.v23i41.4453
Daniel Santos Braga, Maria Cecília Conceição Gonçalves, Cíntia Pinheiro Franco de Araújo, Sandra Cristina Machado dos Santos Silva
315-335
PDF (Português (Brasil))
Síndrome de Burnout e autoeficácia em professoras da educação infantil
DOI:
https://doi.org/10.24934/eef.v23i41.4778
Erika Cristina de Carvalho Silva Pereira, Maely Ferreira Holanda Ramos
336-356
PDF (Português (Brasil))
Ensino Técnico, Mercado de Trabalho e Incremento de Renda: evidências dos egressos do Campus Ceilândia do Instituto Federal de Brasília.
DOI:
https://doi.org/10.24934/eef.v23i41.4582
Nancy da Luz Davidis, Jorge Madeira Nogueira, Cicero Pereira Leal
357-375
PDF (Português (Brasil))
Dispositivos didáticos para a abordagem do método da Cartografia com pesquisadores da Educação Profissional e Tecnológica
DOI:
https://doi.org/10.24934/eef.v23i41.4375
Matusalém de Brito Duarte, Hérika Eustáquia do Carmo, Marcela Soares Machado, Romero Meireles
376-401
PDF (Português (Brasil))
O Jornal Despertar: vestígios da formação e do ensino no meio rural de Caxias do Sul/RS (1947-1954)
DOI:
https://doi.org/10.24934/eef.v23i41.4644
Elisângela Cândido da Silva Dewes, José Edimar de Souza
402-421
PDF (Português (Brasil))
Preposições legislativas para o currículo de formação inicial de professores: diálogo sobre o “desenho formativo” luso-brasileiro
DOI:
https://doi.org/10.24934/eef.v23i41.3847
Helena Maria dos Santos Felício, Carlos Manuel Ribeiro da Silva
422-445
PDF (Português (Brasil))
Universidades Seniores em Portugal e o uso das redes sociais: inclusão digital e social
DOI:
https://doi.org/10.24934/eef.v23i41.4444
Daniela Melaré Vieira Barros, Ana Maria Ferreira Nobre, Henrique Manuel Pires Teixeira Gil, Antonio Chenoll, Carla Alexandra da Silva Macedo
446-461
PDF (Português (Brasil))
A autoridade do professor universitário: elementos constitutivos e rupturas com práticas tradicionais
DOI:
https://doi.org/10.24934/eef.v23i41.3839
Gildo Volpato, Janine Moreira, Ricardo Luiz de Bittencourt
462-481
PDF (Português (Brasil))
Gestão educacional, conhecimento e ação pública no sistema municipal de educação
DOI:
https://doi.org/10.24934/eef.v23i41.4597
Eliza Bartolozzi Ferreira, Roberta Freire Bastos, Erineusa maria da Silva
482-498
PDF (Português (Brasil))
Make a Submission
Make a Submission
Language
Português (Brasil)
English
Español (España)
Keywords
literacy
quality of life at work
pandemic context.
health
web of science
bibliometry
content analysis
enade.
national item bank.
work conditions
life stories.
burnout
stress
space
ceilândia
higher education.
dyslexia
indexadores
Indexadores e buscadores
redes
Redes sociais